26 de fevereiro de 2013

Consagração Perpétua e incorporação definitva noINSTITUTO DOS SACERDOTES DIOCESANOS DE SCHOENSTATT
No dia 08 de fevereiro de 2013, no Santuário “Matri Ecclesiae”, em Roma-Belmonte, aconteceu a consagração perpétua / incorporação definitiva de 4 presbíteros diocesanos do curso “Ut Patres Missi” (“enviados como Pais”): Padre José Luiz Plaza (Diocese de Calama – Chile), Padre Mauricio Torres Marín (Diocese castrense do Chile – aeronáutica militar), Padre Sérgio Eichenberger (Arquidiocese de Rosário – argentina) e o Padre Marcelo Adriano Cervi (Diocese de Jaboticabal – SP), primeiro presbítero diocesano brasileiro.  Presente em vários países e contando aproximadamente 200 membros, o Instituto é de direito pontifício e "como comunidade de presbíteros diocesanos, o favorece a seus membros que, mediante a espiritualidade e a pedagogia de Schoenstatt, dentro de suas Dioceses, busquem a santificação própria, promovam a unidade do presbitério, cultivem o espírito presbiteral em alto grau e se coloquem sempre mais a disposição do Bispo Diocesano, com entrega magnânima e desinteressada. Através da ajuda fraterna, entre seus membros, o Instituto quer servir à ordem presbiteral e contribuir à renovação da Igreja no sentido do Concílio Vaticano II, com o carisma específico de Schoenstatt" - Da chamada Regula Patris (Constituições do Instituto). Atualmente, no Brasil, o Instituto está em fase de fundação, contando 1 membro perpetuo, 4 membros em formação e 2 candidatos.
Conhecendo mais!
- O que é o Instituto?  O Instituto dos sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt é membro da Obra Internacional de Schoenstatt. Como esta, ele deve sua fundação ao Padre José Kentenich e participa da espiritualidade e da missão de Schoenstatt. Cada um de seus membros está hierarquicamente vinculado ao seu Bispo e integrado no presbitério da Diocese = o Instituto quer ajudar a fortalecer este vínculo. O Instituto, conforme as normas da Igreja,é um Instituto Secular sacerdotal, de direito pontifício e tem suas constituições próprias, chamadas carinhosamente pelos membros de Regula Patris.
- Quando foi fundado o Instituto? Foi fundado em 18 de outubro de 1945, pelo Pe. José Kentenich, no campo de Concentração de Dachau, Alemanha, aspirando ser uma “sólida Comunidade de presbíteros diocesanos, que sirva de fundamento para um grande movimento de renovação apostólica”. Foi “re-fundado” em 1964 e, em 18 de outubro de 1995, foi erigido de Direito Pontifício pela Santa Sé.
- Qual é a missão do Instituto? Podemos dizer que são três: 1) Contribuir, mediante o espírito do Concílio Vaticano II, ao fomento da vida presbiteral diocesana; 2) Colocar a espiritualidade de Schoenstatt a serviço do aprofundamento e da consolidação da vida sacerdotal, através da vida comunitária própria do Instituto, do testemunho de vida e da vivência ministerial dos membros e também pelo serviço fraterno aos irmãos sacerdotes. 3) Capacitar seus membros para que colaborem responsavelmente com seu Bispo e presbitério, aprofundando a “íntima fraternidade sacramental” (PO 8), mediante o cultivo de uma Comunidade fraterna.
- Para maiores informações:  isdiocesanos@gmail.com  ou  http://isds-brasil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário