18 de março de 2013

O Pe. Kentenich e o apostolado laical na Igreja


Sob a organização do Mons. Peter Wolf, Reitor Geral do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt foi publicado a coletânea de textos do Pe. Kentenich sobre a missão, com o título: Sua missão, nossa missão!
Na introdução o organizador destaca a visão e a consciência de nosso Pai Fundador a respeito do apostolado laical. Transcrevemos uma livre tradução: “Resulta interessante constatar que cedo o Pe. Kentenich insistiu em uma visão e fundamentação do apostolado dos leigos mais profundas que as expostas nas normas oficiais dadas por Roma à Ação Católica. Com efeito, o Pe. Kentenich afirmava que existia uma “missão divina” dos leigos fundamentada nos sacramentos do batismo e da confirmação. Segundo sua visão das coisas, essa missão está dada por Deus já antes da “participação, querida por Deus, no apostolado hierárquico da Igreja”. O Pe. Kentenich convidava aos sacerdotes a despertar e cultivar nos leigos essa consciência de sua missão divina (...). Já a ata de fundação considera que o compromisso de transformar a capelinha dedicada a S. Miguel em um lugar de peregrinação constituía a maior ação apostólica que podiam levar a cabo os congregantes e cedo se considerou e interpretou a “fecundidade apostólica” como uma das três “graças de peregrinação” desse lugar, o que sinaliza que o fundador teve sempre presente a perspectiva do apostolado. A capela da congregação foi, desde o começo, o lugar para formar aos congregantes para seu apostolado, para sua vocação missionária” (Wolf. P. Su missión, nuestra missión. Nueva Patris, 2012. p. 15-16).
Quase cem anos depois vemos que o Pe. Kentenich estava certo. Do santuário irradiou-se para Igreja grande ardor missionário em todos os continentes, cumprindo com o mandato apostólico de Jesus Cristo. Através de Schoenstatt milhares de homens e mulheres têm reencontrado o caminho e o sentido para a vida, tendo reencontrado por meio do Santuário o abrigo paternal de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário