22 de junho de 2010

Imagem dos Apóstolos, imagem da Igreja


Durante o ano passado foram descobertas imagens dos apóstolos nas catacumbas de Santa Tecla, próximas à Basílica de S. Paulo Fora dos Muros.  No entanto a apresentação das imagens e conclusão dos trabalhos ocorreu na sala de conferência da Basílica paulina de acordo com o que informa o site Gaudium Press (http://www.gaudiumpress.org/view/show/16973-reveladas-as-imagens-mais-antigas-dos-apostolos-nas-catacumbas-de-santa-tecla-). Seriam segundo a informação, as imagens mais antigas dos apóstolos Pedro, Paulo, André e João.



É uma descoberta grandiosa. A mesma reverência daqueles que as compuseram continuamos a ter hoje.A Igreja revela-se apostólica, ou seja, fundada sobre o ensinamento dos apóstolos, transmite sua doutrina e segue sendo conduzida por aqueles que são hoje seus sucessores em comunhão com o Santo Padre (Cf. Catecismo – 857). Confirmar que a veneração daqueles que são as colunas de nossa fé fazem parte do patrimônio espiritual e cultural dos cristãos desde o princípio é nos impelir à fidelidade e ao cumprimento da mesma missão. No entanto estaríamos equivocados se ficássemos apenas na veneração das imagens. Para verdadeiramente cumprir a missão é preciso ser hoje uma imagem apostólica, não gravada nas catacumbas, em paredes, mas viva, nos mais recônditos lugares da Terra. É preciso mostrar ao mundo que as imagens que hoje foram reveladas, na verdade já são bem conhecidas, estão em toda parte onde quer que esteja a Igreja fundada sobre Pedro e os outros.



E o Pe. Kentenich, fundador de uma obra essencialmente apostólica, o que ele nos diz?



“Devemos possuir uma pronunciada consciência de estado e de missão e alegrar-nos com todo bem realizado por qualquer sacerdote”. (Wolf, P.(editor). Chamado por Deus..., Sociedade Mãe Rainha, Santa Maria, 2009, p.91)

Nenhum comentário:

Postar um comentário