20 de junho de 2010

Para incendiar o mundo


No dia 20 de junho de 1952 o Pe. Kentenich partia do Chile para o início de seu exílio nos Estados Unidos. Ao despedir-se dissera essas palavras: “Custa-me partir daqui, pois o vínculo que nos une chegou a ser tão profundo e tão íntimo...Como um só coração e uma só alma, partamos para incendiar o mundo”. Ao deixar o Santuário de Bellavista nem o Pe. Kentenich, nem a família de Schoenstatt sabiam se outra vez poderiam se encontrar. O exílio não tinha data pra terminar e por isso uma despedida deve ter sido de fato emocionante.

Agora o Pai de uma grande família ganhava novos filhos na paróquia da Santa Cruz, em Milwaukee, perto de Chicago nos estados Unidos. Vivam ali descendentes de imigrantes alemães. O exílio iria durar quatorze anos. Tempo suficiente de oração na família de Schoenstatt na expectativa de poder ver ainda uma vez mais o fundador.

O Pe. Kentenich via tudo pela fé prática na divina Providência e por isso superava cruzes e dificuldades confiando no amor de Deus por ele e pela família. Dessa forma educava seus filhos a terem o mesmo desprendimento de si mesmos e fé naquilo que Deus coloca como caminho a percorrer.

Agora é a nossa vez de assumir os caminhos que Deus traçou em nossas vidas e nos exílios que somos obrigados a suportar encontrar a alegria no amor de Deus, deixando que Ele, o Senhor, realize a sua obra usando-nos como instrumentos.

Às vésperas desse centenário da ordenação do Pe. Kentenich, em seu exemplo, queremos "com um só coração e uma só alma, partir para incendiar o mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário